sábado, 15 de abril de 2017

99.Candaal Hopi, velas artesanais de ouvido 100% cera de Abelhas.

                         (série de textos-mensagens sobre ervas medicinais e óleos essenciais)
7.Eucalípto
Em Inglês Eucalyptus cujo nome botânico é Eucalyptus globulus e Eucalyptus smithii. São originários da Austrália e da Tasmânia, mas já são cultivados nas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de todo o mundo, no Mediterrâneo e na América do Sul. Têm rápidos crescimentos e podem alcançar até 13 metros de altura. Seus troncos são azúis-acinzentados e verdes-azulados cobertos com glândulos oleosos, e são conhecidos por grande parte da população mundial, devido ao uso de suas madeiras e uso medicinal. A plantação oferece grande oportunidade de criar problemas ecológicos, pois as árvores requerem  grandes quantidades de água no seus cultivos, o que impede o crescimento de plantas nativas.
É dito popular que a metade do eucalipto que cresce para cima, cresce para baixo como raízes, tornando um árduo problema para destocá-lo da terra. Pode ser plantado em áreas pantanosas e brejeiras para reduzir a umidade, lamaçal e até a malária.
O eucalipto é um excelente remédio natural da febre aborígene introduzido em Melbourne, na Austrália há mais de 200 anos, e seu cultivo se espalhou por todos os cantos do mundo. É eficaz contra a malária, a febre tifóide, a difteria e a gripe. É usado contra infecções respiratórias superiores, feridas infectadas com secreção, diarréia, infecções vaginais com odor desagradável e gangrena. É antisséptico, antiespasmódico, antibacteriano, antimalárico, antiparasitário, antifúngico, sudorífico, expectorante, agente hipoglicêmico, febrífugo,; cura feridas, estimula o fluxo sanguíneo local e estimula as secreções mucosas. Seus componentes chaves são os flavonóides, óleo volátil/cineole 80%, taninos e resinas.
Já o Eucalipto cujo nome botânico é Eucalyptus Smithii, tem 70% de eucaliptol bem como pinemo, limoneno, alfa-terpineol e linalol.
O óleo essencial de ambos é eficaz contra todos os micróbios. As propriedades dos óleos variam sutilmente com as espécies, mas todas elas são antissépticas. É particularmente ativo contra a malária, staphylococcus aureus, shigella dysenteriae, haemophilus influenza, enterobacterias, escherichia colia, psudomonas aeruginosa, cândida albicans, klebsiella pneunomiae, salmonella spp. Tem amplo espectro confirmado por inúmeros pesquisadores contra as doenças resistentes aos antibióticos. Testes realizados ao longo de anos comprovaram que o eucalipto está entre as plantas altamente ativas contra bactérias in vitro. Investigação durante os últimos 50 anos comprovou que o eucalipto não só tem notável ação antisséptica mas também tem a capacidade de dilatar os bronquíolos pulmonares. O cineol, seu principal componente, mostrou-se ser de forte ação.
A inalação do vapor de suas folhas é usada eficientemente para a congestão respiratória superior. Compressas de óleos essenciais são aplicadas à inflamações, articulações dolorosas e queimaduras. Fricções no peito do óleo essencial, são indicadas para resfriados, bronquites, asma e gripes. A aromaterapia usa o óleo e a pomada para tratamento.O massoterapeuta e o massagista usam  seu óleo essencial juntamente com o de alecrim, para tratar a dor artrítica ou reumática.

Espiritualmente o eucalipto ajuda nas manifestações da expansão da consciência por fazer uma eficaz limpeza energética. Tem efeito refrescante sobre as emoções, clareia as idéias, favorece a concentração e fortalece o sistema nervoso.
Thunna Burnama (Thunkásila Hehaka Phá)