domingo, 2 de abril de 2017

97.Candaal Hopi, velas artesanais de ouvido 100% cera de Abelhas.

                 (Série de textos-mensagens sobre ervas medicinais e óleos essenciais)
5.Cânfora
Em Inglês Camphor cujo nome botânico é Cinnamomum camphora. É originária da China e Japão, mas prosperam agora com extrema abundância no Egito, Madagascar, Brasil, Canárias e nos Estados Unidos. Seu uso na Candaal Hopi, promove uma grande limpeza energética além de aliviar todos os sintomas de gripe, bronquite asmática, sinusite e rinite. A associação  da Cânfora com o anil, promove uma extraordinária limpeza energética ambiental e corporal. As energias negativas impregnadas nas roupas de uso pessoal e de cama são eliminadas colocando meia pedrinha raspada de cânfora e anil na máquina de lavar.
São grandes árvores que podem atingir 30m de altura, cujas folhas são vermelhas e quando maduras são verdes escuras. Suas flores são pequenas, amareladas com bagas ovais avermelhadas.
A casca ou raiz quando cozidas, produzem um composto branco, picante, cristalino e volátil com um cheiro caracteristicamente conhecido no comércio como “cânfora”. A árvore tem lento crescimento e a cânfora cristalina só deve ser extraída de árvores acima de 50 anos de idade. Nos Estados Unidos, ela só é extraída das folhas e galhos mais velhos para evitar danos totais à árvore.
A China sempre valorizou muito a cânfora para o embalsamento, perfume , na indústria farmacêutica, explosivos, celulóide, sabonetes e repelentes.
A cânfora é antisséptica, analgésica e contra irritações, cujos componentes chaves são o óleo volátil(cânfora, eugenol, safrole,terpineol) e lignanas. Toda parte da planta é aproveitada, seja, a raiz, a madeira, as folhas, os galhos e o óleo volátil. Na Alemanha ela é largamente usada como tônico para distúrbios circulatórios, mas não nos Estados Unidos onde o  FDA(Food na Drug Administration)* considerou o elixir de Cãnfora altamente tóxico para o fígado.
Ela é comumente usada para aliviar dores artríticas, reumáticas, neuralgia, dores nas costas, alívio nos pulmões quando esfregada no peito, alívio da asma, bronquites, gripes... Ajuda a controlar a tosse produzindo uma ação anestésica na garganta e aliviar congestionamentos dos resfriados. A sua infusão no álcool por mais de 4 anos,  com arruda, agônia, agoniada ou colônia, caroço de abacate, gengibre, alfazema, fava de sucupira e cera de abelhas, é aplicada externamente  para reumatismo, bursite, contusão, varizes, dores lombares, artrite, artrose, inchaço,  bolha nos pés, dores nas pernas, calos, dores na coluna, picadas de insetos, rinite alérgica e asma. As crises asmáticas, nariz entupido, gripes e rinites são aliviadas simplesmente cheirando essa infusão por alguns segundos.
A medicina Ayurvédica tem grandes aplicações da cânfora para tratamento musculares, insuficiência cardíaca e asma, além de usá-la para amaciar e aliviar lábios rachados, coceiras e irritações na pele como, eczemas, picadas de insetos e promove a cicatrização de queimaduras e ferimentos.

*FDA é uma agência  federal fiscalizadora de alimentos e remédios do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Thunna Burnama (Thunkásila Hehaka Phá)