quinta-feira, 16 de março de 2017

93.Candaal Hopi, Velas artesanais de ouvido 100% cera de abelhas.

                    (Série de textos-mensagens sobre ervas medicinais e óleos essenciais)

1.Equinácea.
Em Inglês Purple coneflower e em Lakota Úŋglakčapi. Seu nome botânico é Echinacea purpurea, mas tem vários nomes populares entre os indígenas americanos e canadenses, como, Black Sampson, Rudbecka, Sampson Root, Snakeroot, Indian Head, Kansas Snakeroot, etc., etc.

Usamos a Equinácea combinada com a Menta, que é outra potente erva medicinal amplamente utilizada pelos índios norte-americanos, especialmente os Lakota, e cujas minúsculas flores são muito apreciadas pelas abelhas.  Energeticamente, a Candaal Hopi de Equinácea e Menta, SEM parafina e SEM corantes artificiais,  desperta e fortalece o Guerreiro Interior,  ajudando a superar choques e traumas que enfraquecem o sistema imunológico,  resgatando a integridade da Alma, dissolvendo a auto-imagem negativa e letárgica, trazendo vitalidade, purificação, foco no aqui e agora, força criativa, a energia nutridora da Mãe-Terra e uma consciência amorosa e respeitosa por todas  as nossas relações na Teia-da-Vida. Equilibra os chacras do Coração, do Plexo Solar, da Raiz e da Estrela da Terra.
A Equinácea é uma planta perene de até 20cm de altura, nativa das planícies dos Estados Unidos e Canadá, amplamente cultivada por lá e muito especialmente na Europa. São 4 espécies de Echinacea, a angustifólia, a pallida, a purpúrea e a já extinta tennensiensis, mas devido ao pioneirismo indígena da Echinacea purpúrea, foi a mais amplamente estudada e testada por médicos e cientistas.

A Equinácea produz grandes e bonitas flores cobertas de pêlo e é facilmente encontrada em regiões secas, em áreas rochosas das grandes planícies, a leste das Montantas Rochosas e Saskatchewan no Canadá. Devido o seu grande poder na cura espiritual ela é altamente explorada para fins comerciais e daí surgir a sua proteção legal. As tribos  nativas  pioneiras de seu uso são os Lakotas, os Apaches, Os Kichapoo, os Pawnees, os Sioux, os Dakotas, Cheyenne, Choctaws, Delaware, Comanches, Crow, Omaha, Winnebago, Kiowa e  Hidatsas.

É um excelente antibiótico, antialérgico, bactericida, protetor de colágeno, tônico linfático, curador de feridas e estimulante de citocinas contra células tumorais e microorganismos. Seus componentes são: Inulina, óleo volátil, glicosídeos, flavonóides, derivados de ácido caféico, antibiótico, poliacetilenos, vitaminas e minerais(especialmente o cromo, o manganês, o ferro, a niacina, a riboflavina, o selênio e a vitamina C)
                                                                             Thunna Burnama

                                                                                                 Continua...
Thunna Burnama (Thunkásila Hehaka Phá)