quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

80.Chakra Bindu, a fonte da juventude e da vitalidade

Está localizado debaixo do “redemoinho da cabeça”, qual redemoinho, a grande maioria das pessoas tem bem visível. Situa-se, exatamente, onde os ossos de trás e laterais do crânio se encontram, os occipitais e os parietais. A direção da corrente da energia cósmica que flui para dentro do chakra, pode ser vista bem claramente nesse ponto. Há pessoas que tem dois centros de energia por terem dois redemoinhos na cabeça. É comum que estas pessoas tenham muita vitalidade e criatividade, entretanto, por outro lado, podem apresentar tendências à hiperatividade e extremo nervosismo.

A maioria dos livros  de Yoga, não menciona esse chakra, mas o Tantra Yoga dá grande importância à cura e aos efeitos rejuvenecedores desse chakra, considerado um dos centros de energia mais misteriosos e extraordinários no corpo humano.
Quando este Centro de Energia está dormindo, sua aparência é como um ponto, mas quando acordado, sua energia começa a fluir ou gotejar. O chakra Bindu, produz efeitos realmente surpreendentes. É um “centro de saúde” que  traz à tona, melhorias na saúde física, psíquica e espiritual, sendo, consequentemente, uma valiosa ajuda para sua jornada espiritual. Ajuda também a aquietar nossas emoções e  traz harmonia e uma sensação de bem-estar.
Com a ajuda deste chakra somos capazes de controlar a fome e a sede, além da superação dos maus hábitos alimentares.

A concentração no Chakra Bindu pode ser muito benéfica para a depressão, nervosismo, sentimento de ansiedade e um sentimento despótico dentro do coração. Uma ligeira pressão com a unha no lugar no Chakra Bindu, dá lugar a uma espontânea sensação de felicidade que se estende até o coração. Quando uma criança está inquieta e não consegue dormir, fazer uma suave massagem  em movimentos circulares no Chakra Bindu durante alguns minutos, faz com que a criança brevemente se acalme e entre no sono.

Mas o mais importante efeito do Chakra Bindu, é a produção de Amrita, o Néctar da Imortalidade.

A nível físico, significa, que com o despertar do Chakra Bindu, a glândula pineal que está conectada a esse centro, se ativa.  Essa glândula, emite um hormônio que tem uma  “fonte da juventude” influenciadora de ambos, o  corpo e a mente. É por esta razão que nos Vedas os Rishis o chamou de Amrita, o Néctar da Imortalidade. Quanto mais ativo for o Chakra Bindu mais abundantemente flui o precioso fluxo Amrita que é o Néctar da Vida. É dito nos Vedas, que uma só gota concentrada, é suficiente para fazer crescer brotos em um pedaço de madeira seca e trazer o morto à vida. No Ayurveda este Nectar da Vida é conhecido como Sanjivini Bhuti. Há Yogis, que nada comem e se alimentam, exclusivamente, do Nectar do Chakra Bindu. Se fôssemos capazes de utilizar este elixir da vida para o nosso corpo, não só prolongaria a vida, mas também desfrutaríamos de uma saúde perfeita. Mas, infelizmente, esse precioso néctar normalmente goteja diretamente para dentro do fogo do Chakra Manipura também conhecido como Chakra Umbilical ou do Plexo Solar (Jataragni) e é queimado antes de desenvolver seus efeitos. Através de certas práticas de yoga podemos obter sucesso na captura das gotas de néctar no Chakra Vishuddhi e suprir o corpo. O Chakra Vishuddhi é responsável pela purificação e desintoxicação do corpo se ocorrer um desequilíbrio devido as substâncias nocivas. Ele é conhecido também como “centro de depuração”. “Shuddhi” em sânscrito quer significar “depurar.” É importante que se diga que ele é chamado de chakra da diplomacia, de puro relacionamento com outros.
Ele está situado na garganta dos seres humanos e tem dezesseis pétalas que cuidam das orelhas, do nariz, da garganta, do pescoço, da língua, dos dentes, etc. Este centro é responsável pela comunicação com outros, porque através de nossos olhos, nosso nariz, nossa fala e nossas mãos, nos comunicamos com os outros. À nível físico, ele supre o plexo cervical.

“O Sol está no umbigo e a Lua na cabeça. O néctar que vem da Lua é consumido pelo Sol, e a força da vida é gradualmente esgotada desta maneira”

Aqui a Lua representa o Chakra Bindu e o Sol o Chakra Manipura também conhecido como Chakra Umbilical ou do Plexo Solar, porque o néctar do Chakra Bindu é constantemente destruído no fogo do Chakra Manipura, nosso corpo é susceptível à doenças e segue deteriorando com o avançar da idade.
De fato a Alma é imortal, mas nesta existência terrena, estamos conectados com um corpo mortal. Somente neste corpo frágil, podemos atingir a realização espiritual e a liberação (Moksha). Entretanto, há yogis que se esforçam arduamente para manter seu corpo sano para maior longevidade possível e poderem assim, cumprir suas missões atuais.
O símbolo do Chakra Bindu é a Lua, que também se conhece como Chandra Chakra(Centro da Luz). Nos cosmos interiores que é visto pelo nosso olho interno na meditação, o Chakra Bindu parece ter uma abertura circular com uma tampa que o cobre quase que completamente, e daí uma luz brilha através de pequeno vão. Esse raio de luz que é a emanação do esplendor do Ser no Chakra Sahasrara conhecido ainda por Chakra da Coroa ou da Cabeça, é similar em aparência à fina lua média da lua nova. Esse chakra fica no topo da cabeça. Se o Chakra Bindu está totalmente desperto e aberto, brilha com um brilho prateado como o da lua cheia.
A lua é um símbolo de perfeição, néctar e energias e é o símbolo de Shiva, mas o Mantra do chakra Bindu é AMRITAM = eu sou imortal. A natureza recebe suporte vital prana da lua, permitindo o crescimento e a prosperidade de tudo, como o luar é também essencial para o crescimento das plantas e amadurecimento das frutas – não apenas a Luz Solar.


Thunna Burnama( Tȟuŋšila Heȟáka Pȟá)